quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

,

(Desafio)

Um livro, Um filme



Olá!!

Nada como acordar e encarar um desafio, não é? Eu adoro! Vivo para isto! De verdade =D
Minha amiga Dev Rochester, sabe desse meu apreço, e lançou-me um dos melhores (Thanks, sweet *.*) , contemplando duas das minhas grandes paixões: Livros e Filmes!! 
Vejo esta Tag "Um livro, um filme" como um verdadeiro desafio, porque é mesmo difícil encontrarmos uma boa adaptação de um para o outro. As pessoas mais críticas (eu) sempre irão apontar algo que estará descontextualizado ou faltando e até mesmo em excesso, em alguma adaptação de livro para o cinema/série. Talvez aconteça porque o livro mexa mais com o nosso imaginário do que o filme, que trás em sua essência a "leitura" feita pelo diretor e roteirista, enfim. 
Sem mais delongas, apresento à vocês a minha escolha:


Drácula de Bram Stoker é um clássico da literatura mundial, e seu personagem principal é uma das figuras com mais adaptações para o cinema/teatro/séries televisivas.
Confesso, sou literalmente apaixonada por este personagem, não saberia dizer o número de vezes que li ao livro ou assisti ao filme! 
O livro é baseado em fatos da vida real de um Príncipe da Valáquia (Romênia), chamado Vlad Tepes III, mais conhecido como Vlad, o Empalador, cuja ferocidade e sadismo empregados contra seus inimigos (como sua alcunha já deixa saber, ele empalava aos que matava) tornou-o temido e ao mesmo tempo aclamado como herói por seu povo. 
O escritor irlândes, Bram Stoker, em 1897 criou o então Conde Drácula, um homem devoto ao cristianismo que travou grandes batalhas contra os otomanos para defender a Igreja católica e seu povo da invasão turca.
Por um engano, sua noiva Elisabetha acredita que seu amado foi morto em combate, desesperada ela lança-se da torre do Castelo onde aguardava o regresso de seu príncipe. Quando este retorna do front, recebe a notícia de seu falecimento, e por ter cometido suicídio descobre que a igreja, que defendia, até então, não permitiu que sua amada fosse devidamente enterrada e recomendada aos céus. Revoltado, Vlad renega Deus e a Igreja, passa a viver isolado em seu castelo na Romênia e a alimentar-se de sangue. Nasce assim o vampiro, que busca eternamente saciar sua sede de sangue enquanto espera que sua amada renasça. Passados séculos, Drácula descobre que sua noiva reencarnou em Londres sob o nome de Wihelmina, mas por não se lembrar de seu passado como Elisabetha, Mina como é conhecida, leva uma vida normal e fica noiva de um jovem corretor, ele é convidado ao Castelo do Conde, com o falso pretexto de que este deseja comprar terrenos em Londres. Chegando lá, Jonathan Harker é feito prisioneiro, enquanto Drácula dirigi-se à Londres, deixando atrás de si um rastro de destruição e sangue, enquanto busca sua amada.  
O filme, Drácula de Bram Stocker, dirigido pelo renomado diretor Francis Ford Coppola, trás em seu elenco principal: Gary Oldman (Vlad/Drácula), Winona Ryder (Elisabetha/Mina), Keanu Reeves (J. Harker), Anthony Hopkins (Van Helsing). Não bastasse o elenco estrelar, o filme retrata fielmente a essência do livro, que ainda que esteja classificado sob o gênero de Terror, apresenta uma das histórias de amor mais lindas que já tive o prazer de ler! 
Para mim, a cena mais linda do filme, é quando Mina, ao recordar partes da vida de Elisabetha e Vlad, chora tomada pela tristeza e pela saudade, e Drácula, num gesto de amor sublime, cristaliza suas lágrimas para guardá-las como recordação. 
Certo, podem me chamar de "romântica", mas eu acho mesmo linda esta história, um amor que transcende o tempo e a dor, tem o seu valor. 
Espero que tenham gostado e meu desafio à vocês é que leiam este livro e depois assistam ao filme. Para as que já cumpriram estas etapas, peço a gentileza que deixam um recadinho, dando suas opiniões sobre o mesmo. 
Grande abraço :) 


14 comentários:

  1. Sempre irei estar cá para te lançar os desafios!
    Gostei muito da tua escolha, sabes que eu adoro o Drácula e o Gary Oldman é um pecado nesse filme *suspiros*

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse desafio, realmente achar uma boa adaptação de livro para filme ou série é um problema, são poucos os filmes bem sucedidos nisso, como por exemplo as adaptações do David Fincher que para mim são as melhore adaptações de livro para as telonas já feitas.
    Quanto a Drácula eu me lembro de ter lido o livro quando estava no fundamental, mas alem de ter sido uma adaptação eu não lembro de muita coisa, preciso reler urgentemente. Também nunca assisti ao filme.
    xoxo

    planeta94.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David Fincher é um ícone!! Passei a ser fã dele quando assisti Seven, e desde então não perco nenhum dos seus filmes!
      Drácula é um livro rico e denso, e a adaptação feita por Coppola ficou à altura do livro, em minha opinião.
      Obrigada por dares a tua opinião, e aproveito para dizer que gostei muito do seu blog, já estou seguindo!

      Excluir
  3. Eu também irei fazer essa Tag, e já escolhi o meu ;)
    Gostei bastante da tua escolha.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito saber qual foi a tua escolha, estou curiosa!!!
      Obrigada pelo carinho e pela participação.
      Bjs

      Excluir
  4. Vou ver se consigo fazer esta tag! Achei bem interessante :D
    Eu nunca li o livro Drácula ou assisti o filme, somente assisti um filme que fala sobre este personagem que é bem recente e que eu fiquei muito satisfeita em assisti-lo, pois gostei bastante: Dracula Untold
    Beijos e até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenhas gostado, Ruth!
      Eu não assisti este filme ao que te referes, vou procurar para ver, obrigada pela dica.
      Se aceitares à este desafio, avisa para que eu possa
      saber qual foi a tua escolha.
      Obrigada por vires!
      Bjs

      Excluir
  5. Ah! Melhor escolha ever!!!
    Amo Drácula! Bram Stocker fez um romance de arrasar! e os filmes sempre são boas adaptações! Mas esse de Coppola é demais!è o clássico dos clássicos classudos!
    Adorei seu texto, considere desafio cumprido com louvor!
    Parabéns!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nuccia! Fico mesmo feliz em saber que existem outras admiradoras desta obra prima!
      Já agora, adorei o teu blog e estou seguindo!!
      Bjs

      Excluir
  6. Olá, sou daquelas que sempre prefere os livros ao filme hahaha.
    Amei a Tag.

    Beijos^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, eu também prefiro os livros aos filmes, mas até mesmo eu sou obrigada a dar o braço à torce e admitir que algumas adaptações, tal como Drácula, ficaram ótimas!!
      Fico feliz que tenhas gostado, aproveito para agradecer tua participação e para dizer que teu blog é lindo, parabéns!!
      Bjs

      Excluir
  7. Adorei a escolha! Esse livro eu comecei há muitos anos e preciso retomar, não me lembro porque parei! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostas!!
      Espero que retomes mesmo a leitura, depois deixa-me saber como foi.
      Bjs

      Excluir